Sustentabilidade nos Projetos de Interiores

Quando falamos em Arquitetura Sustentável logo nos vem a mente soluções externas, como a instalação de placas solares, transformando a energia solar em energia elétrica, construção de cisternas, aproveitando a água da chuva em diversos ambientes da casa, telhados verdes, na busca por conforto e melhorias no ecossistema, além de aspectos da própria construção civil, como casas de papelão, isopor etc.

Entretanto, existem diversos métodos que podem ser adotados nos projetos de interiores, complementando uma casa já construída sustentavelmente ou adotando o método para edificações que não cresceram com a ideologia, podendo ajudar o meio ambiente e a você mesmo a partir das áreas internas da casa ou apartamento.

O que é sustentabilidade nos projetos de interiores?

Quando se fala de projetos de interiores sustentáveis, o trabalho inclui muito mais do que optar por móveis e objetos decorativos recicláveis. Envolve pensar em toda a produção material, desde a extração até o reaproveitamento futuro. Hoje é possível priorizar a sustentabilidade graças as diversas soluções existentes, tornando viável transformar os interiores de maneira simples e muito eficaz.

Como projetar interiores sustentáveis?

Como falado anteriormente, as soluções sustentáveis para projetos de interiores são diversas, desde a escolha das cores certas para pintar as paredes à escolha de mobiliário adequado.

Paleta de cores claras

O primeiro ponto a se considerar quando o assunto é sustentabilidade é utilizar o mínimo possível de energia elétrica, principalmente se a casa não apresentar placas solares.

Para que isso seja possível, recomenda-se usar uma paleta de cores claras, tornando o ambiente visivelmente mais iluminado, além de projetar um layout adequado às necessidades do cliente, ou seja, posicionar os ambientes que precisam de luminosidade, como estações de trabalho, mais próximos das janelas, por exemplo.

Utilização de lâmpadas econômicas

Outro ponto que favorece o equilíbrio no uso das fontes de energia são lâmpadas mais econômicas como as fluorescentes e as de LED, além do uso de sensores de presença, evitando que as luzes fiquem acesas sem necessidade.

Minimalismo

O uso de conceitos minimalistas auxilia fortemente na produção de um ambiente mais sustentável. O ditado “menos é mais” se encaixa perfeitamente no contexto, provando que a utilização apenas de elementos necessários é mais do que suficiente para uma casa funcional e visualmente agradável, evitando o consumo em demasia e é claro, ajudando o meio ambiente.

Mobiliário sustentável

Sempre que possível opte pelo mobiliário sustentável. Existem diversas empresas que trabalham com peças sustentáveis, ou seja, mobílias produzidas a partir de materiais reutilizados e até mesmo restauração de exemplares antigos, que além de preservadores do meio ambiente podem apresentar design excepcional, freando o desperdício e a geração de lixo.

Otimização de espaço

Não é só no âmbito funcional que um bom layout traz benefícios aos seus habitantes, mas também no meio sustentável. Como mencionado anteriormente, as áreas que necessitam de mais luminosidade devem ser distribuídas próximas as janelas para receber mais luz e evitar o uso de energia elétrica, porém é possível ir além disso. O uso de alguns acessórios, como os tapetes, podem influenciar na temperatura do ambiente, evitando o uso de climatizadores, por exemplo.

Revestimentos

A escolha dos revestimentos também pode apresentar caráter sustentável. Além de poder utilizar recursos oriundos de empresas com consciência ambiental, como é o caso da Portobello, que reaproveita praticamente todo o resíduo fabril, utilizar azulejos antigos também é uma opção, podendo ser encontrados facilmente em lojas especializadas, promovendo personalidade ao ambiente.

Durabilidade material

É importante optar por materiais, sejam nos móveis, objetos ou revestimentos, que não precisem de muita manutenção e que tenham boa durabilidade, evitando trocá-los em curtos períodos de tempo, uma vez que materiais não duráveis geram lixo em excesso. Para que os materiais durem mais tempo, é essencial usá-los adequadamente, como por exemplo não expor materiais sensíveis a água em áreas molhadas.

Paisagismo

O investimento em um bom paisagismo é indispensável, mesmo nos projetos de interiores. As plantas ajudam a desestressar, auxiliam no tratamento acústico e térmico e colaboram na humidificação do ar.

A Arquitetura Sustentável não se sustenta apenas de fatores externos originários de grandes infraestruturas, mas também de pequenas mudanças que fazem a diferença! Promover aspectos sustentáveis auxiliam no meio ambiente, no seu bolso e na consciência do próximo, uma vez que juntos, construímos um mundo melhor!

Sustentabilidade de Interiores
Sustentabilidade de Interiores

Construir casa sustentável | Confere nossas soluções de casas inteligentes

Domingos de Arquitetura é um escritório de arquitetura especializado em projetos para construir casa sustentável. Demos muita importância a arquitetura sustentável, integrada em nosso processo de projeto. Saiba mais aqui.

Existem vários aspectos comuns entre todas as casas sustentáveis. Primeiramente, Construir casa sustentável quer dizer ter um impacto negativo menor sobre o meio ambiente, que seja durante a construção ou durante o período de vida da casa.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Por exemplo, você pode reduzir os resíduos durante a obra e reduzindo os tempos de transportes dos materiais. Também, pode-se usar materiais recicláveis. Você ainda pode diminuir seu uso de energia elétrica que não é uma energia sustentável e preferir fontes de energias renováveis como energia solar. Confere aqui nossas soluções de Casas sustentáveis.

Fale conosco, estamos on-line!

Porque Construir casa sustentável é bom para você e sua família?

Uma casa sustentável é uma casa saudável: usando materiais recicláveis e uma ventilação correta você diminui a poluição no ar interno e externo da sua casa, respirado diariamente por você e sua família.

A natureza perto da sua casa: a vegetação tem um papel essencial na regulação da temperatura da sua casa, assim como na qualidade do ar ambiente, e a permeabilidade do solo. Isso ajuda a diminuir o impacto das mudanças climáticas, como fortes calores, chuvas, e poluição urbana.

Construir casa sustentável gera uma real economia: com uso de equipamento de baixo consumo de energia e um correto isolamento térmico, você usa menos energia elétrica. Você pode até diminuir consideravelmente sua conta de luz ao usar energia renovável como com painéis solares, ou de água com a recuperação das águas de chuva.

Mais conforto na sua casa: a correta disposição dos ambientes da sua casa em relação à sol e ventos e o uso de elementos arquitetônicos diversos pode auxiliar ao controle da luminosidade interna da sua casa, diminuindo o uso de aparelhos elétricos como ar condicionado ou luz artificial. Uma correta orientação solar dos espaços como cozinha ou quartos nas regiões mais frias do Brasil permite a redução dos mofos por exemplo.

Nossas opções de casas sustentáveis:

Projeto de Casa de isopor

construir casa sustentável

O sistema construtivo sustentável de painel monolítico, ou mais comumente chamado Casa de isopor permite de construir uma casa sustentável com materiais recicláveis e ainda muito rapidamente: a casa fica pronta em até 90 dias. Uma das vantagens é que o custo fica bem parecido com casas de alvenaria, portanto tendo uma eficiência térmica e uma durabilidade muito melhor.

Conheça a casa de isopor

Projeto de Casa com Painéis solares

Construir casa sustentável

O que seria uma casa sustentável sem captação de energia renovável e gratuita? A nossa conta de energia elétrica no Brasil não para de aumentar. A boa notícia é que temos muita energia solar a disposição, que é ainda gratuita! A energia solar é limpa e renovável, agora como fazer para levar essa energia até sua casa? Conheça nossa maneira de trabalhar aqui em nosso escritório de arquitetura sustentável.

A casa inteligente pode ser sua

Projeto de Casa adaptada ao clima da sua região

construir casa sustentável

O desenho inteligente do seu projeto arquitetônico permite de gastar menos energia elétrica (ar condicionado, luz, …) desperdiçar menos água, e muito mais ainda. Na Domingos de Arquitetura, sabemos fazer um diagnóstico do seu terreno e da sua casa para tornar ela “eficiente”. Uma boa maneira de fazer isso é adaptar o projeto arquitetônico ao clima da sua região. O projeto é o momento ideal de fazer as escolhas certas para a construção ou reforma da sua casa. 

Faça sua casa mais confortável e econômica 

Projeto de Casa em Light Steel Frame

Construir casa sustentável

Excelente opção de construção casa sustentável, o sistema construtivo sustentável do Light Steel Frame é um sistema bastante utilizado na Europa e nos Estados Unidos. A casa sustentável feita com Light Steel Frame é 100% customizável, e tem uma serie de vantagens muito interessantes para quem quer uma das melhores tecnologias de construção moderna do planeta. Confere as características!

A tecnologia avançada em arquitetura sustentável

Projetos de construção de casas sustentáveis

Perguntar-se como construir uma casa sustentavel é o caminho para ter uma moradia mais saudável e mais eficiente. Adotar o conceito da construção ecologica permite uma real economia ao longo termo, e um real investimento para sua saúde e a saúde da sua família. Venha conhecer nossas casas sustentáveis projetos, iremos acompanhar e guiar você ao longo todo deste processo.  

O escritório de arquitetura Rio de Janeiro especializado em projetos de casas e projetos de construção de casas sustentáveis é a solução para você que está procurando melhorar sua qualidade de vida e investir de maneira inteligente na sua casa.

Ainda não sabe qual é a solução ideal para você? Entre em contato!

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Ainda está se perguntando Como construir uma casa sustentável? O desenho da sua casa influencia bastante sobre a eficiência da sua casa. De fato, a experiência de um escritorio de arquitetura sustentavel vai ser decisiva para você. Só um arquiteto experimente nessa área saberá orientar corretamente sua casa em relação a: luz do sol, ventos, e muito mais.

Após o desenho arquitetônico do projeto da sua casa sustentável, iremos decidir junto das soluções construtivas a adotar, assim como os “acessórios”, como painéis solares, etc. Nossa empresa parceira irá executar todos os elementos do projeto, tendo a sua disposição uma equipe altamente qualificada de mão de obra.

Projetos de construção para construir casa sustentável: a solução feita sob medida para você

Conheça o que ecocasa fale sobre construir casa sustentável:

Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados.

Com um projeto bem feito, é possível construir uma casa sustentável sem gastar muito mais por isso. Geralmente, a maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que geram, sem falar que valorizam a construção no caso de uma futura venda.”

Fonte: http://www.ecocasa.com.br/solucoes-para-construcao-sustentavel-da-ecocasa   

Construir casa sustentável

Ainda tem dúvidas sobre construir casa sustentável?

Confere um infográfico com algumas das nossas intervenções resumidas em uma casa simples.

escritorio de arquitetura sustentavel

Porque contar com a Domingos de Arquitetura para realizar o projeto da sua casa?

construir uma casa

Tenha um arquiteto profissional e experiente para projetar sua casa

Nosso time de arquitetos entendem exatamente o que você está buscando na hora de construir uma casa.
Conosco, você terá ajuda profissional de um arquiteto experiente e que tem como missão te ajudar a atingir seus objetivos.

construir uma casa

Saiba quanto vai custar sua construção antes do começo da obra

Realizamos o planejamento orçamentário para sua futura obra, o que dá mais segurança para você que quer construir uma casa.
A Domingos de Arquitetura prepara você a realizar um sonho que cabe no seu bolso.

construir uma casa

Visualize desde o início a casa de seus sonhos em 3D

Veja na prática como ficará sua casa construída desde agora.
Com nosso time de arquitetos você poderá visualizar e circular na casa dos seus sonhos, com todos os detalhes, em uma animação fiel à realidade.

construir uma casa

Tenha toda documentação necessária para aprovação e financiamento da obra

Conosco, sua obra será aprovada na Prefeitura e você poderá solicitar financiamento junto aos Bancos. Iremos te ajudar com toda a documentação arquitetônica necessária para aprovação da obra e obtenção de financiamento.

construir uma casa

Economize em sua obra graça à um planejamento único

Em nossa visão, é muito mais vantajoso construir uma casa do que comprar uma casa pronta.
A Domingos de Arquitetura irá te ajudar a economizar em sua obra e fazer tudo do seu jeito!

construir uma casa

Sua casa espaçosa, automatizada e sustentável

Por que viver em um lugar apertado, antigo e custoso se você pode ter uma casa diferente disso? Usamos recursos de tecnologia e sustentabilidade para que sua casa tenha um custo baixo de manutenção e economize recursos naturais.