O que são as ecovilas e o que podemos aprender delas? 

A palavra “Ecovila” é um termo recente para descrever moradias construídas e vividas de um modo totalmente sustentável. Todos os aspectos são explorados: produzir a própria energia elétrica, o próprio alimento, ser sustentável socialmente também (solidariedade, lazer acessíveis a todos…). Um fenômeno que está crescendo cada vez mais no Brasil pode parecer um pouco extremo ou afastado da vida moderna. Porém, a maioria dos elementos podem de fato nos inspirar para tornar nossas casas mais inteligentes.  

Nosso planeta terra tem recursos limitados.
E cada dia a população aumenta. Chegará um belo dia que a água será 100% poluída e não teremos mais petróleo disponível. É sobre essa questão que o termo ”sustentabilidade” se enraizou. A sustentabilidade é o fato de construir de maneira consciente, para atender as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas necessidades e aspirações (Ernst Haeckel).

O que podemos aprender das Ecovilas?

  •  Primeiro, existem recursos inesgotáveis e gratuito neste planeta: força da água, do vento, o calor emitido pelo sol…  E temos as tecnologia para usá-los! 
  • Muitos dos resíduos que produzimos são reutilizáveis. Portanto gratuitos. 
  • Podemos construir de uma maneira menos agressiva com a natureza, e em troca tanto o ar interno quanto o ar externo da casa ficam mais limpos e com temperaturas mais agradáveis 
  • Com mais “auto suficiência” ficamos menos refém de variação de preços dos alimentos ou da energia
  • Sendo mais vigilante com a poluição ou a produção dos resíduos, preservamos o planeta para nossos filhos. Educando-os, estamos dando para eles as ferramentas certas para crescer em um mundo mais sustentável. 

Nas fotos, podemos ver a EcoVila Clareando, Serra da Mantiqueira, São Paulo, que tem todo um sistema de recuperação das águas pluviais. A EcoVila Viver Simples, Morro Grande, Município de Itamonte, Minas Gerais, valoriza uma arquitetura bioclimática com o uso de materiais e mão de obra locais. 

Todas as EcoVilas têm uma arquitetura adaptada a orientação solar e ao clima da região.

As Ecovilas destacam principalmente a permacultura, e a vida em comunidade. É desta última cacterística que tentou se aproximar a ideia pelo empreendimento imobiliário EcoVilas Caminhos de Abrolhos que podemos ver na última foto. 

Alguns exemplos para se inspirar

Nas fotos, podemos ver a EcoVila Clareando, Serra da Mantiqueira, São Paulo e a EcoVila Viver Simples, Morro Grande, Município de Itamonte, Minas Gerais.

Na EcoVila Clareando, Serra da Mantiqueira, São Paulo, a importância é dada ao reuso das águas pluviais. 

“Para o século 21 possa dar certo, cada pessoa deve reutilizar ou reusar suas próprias águas. Aqui na ecovila, as águas de descarga do esgoto sanitário, seguem um tratamento em tanques sépticos para posterior reuso em pomares através da ferti-irrigação, e as águas de chuveiro e pias vão para um tratamento mais simples, chamado zona de raízes.

Ecovila ClareandoAs águas de chuva deverão ser coletadas pelos telhados, armazenados em reservatórios (subterrâneos ou imitando laguinhos ornamentais) e utilizados para irrigar jardins, lavar o chão e dar descarga. Cada residência deverá instalar aquecedor solar, a fim de contribuir com o programa nacional de economia energética.”

A EcoVila Viver Simples, Morro Grande, Município de Itamonte, Minas Gerais, valoriza uma arquitetura bioclimática com o uso de materiais e mão de obra locais. 

Envolver empreiteiros locais e participar pessoalmente dessa construção traz benefícios econômicos e sociais para a região, além de promover uma recuperação de uma tecnologia que de outra forma seria esquecida e depreciada.”

Todas as EcoVilas têm uma arquitetura adaptada a orientação solar e ao clima da região.

As Ecovilas destacam principalmente a permacultura, e a vida em comunidade. É desta última cacterística que tentou se aproximar a ideia pelo empreendimento imobiliário EcoVilas Caminhos de Abrolhos que podemos ver na última foto. 

Serviços de arquiteto rio de janeiro

Somos uma equipe de arquitetos e engenheiros altamente qualificados, com vivência no exterior e experiência nos melhores escritórios de arquitetura residencial. Acompanhamos e aconselhamos você ao longo todo deste projeto que você tem para você e sua família. Nos focamos no seu bem-estar, criando espaços incríveis, funcionais e seguros. Demos muita importância à arquitetura sustentável, pois acreditamos que seja o futuro e também uma garantia de qualidade.

Procuramos sempre as melhores tecnologias em termo de projeto e de execução, acompanhando sempre o que se faz internacionalmente para garantir sempre o melhor serviço.

Acreditamos que construir sua própria casa é um sonho, que deveria ser acessível para todos. Com a nossa ajuda, poderemos dar forma a um projeto exequível, juntos.

Fale conosco, estamos on-line!

Achamos os preços dos imoveis altíssimos, e os ambientes bem pequenininhos. Pesquisamos os valores de terrenos, e a possibilidade de construir com um pequeno empreiteiro. Arquiteta, sempre idealizei minha casa, e pensava que só poderia atingir esse sonho daqui uns 10, 20 anos. Descobri que podia realizar esse sonho antes mesmo de ter meu primeiro filho.

Fanny, fundadora da Domingos de Arquitetura