Como fazer a gestão sustentável de uma obra na construção civil?

Início » GUIA SUA CASA » Como fazer a gestão sustentável de uma obra na construção civil?
1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...

Como fazer a gestão sustentável de uma obra na construção civil?

Projetos sustentáveis são tendência mundial, mas ainda impõem desafios aos profissionais da área

A arquitetura sustentável é aquela que leva em consideração o impacto socioambiental de um projeto, avaliando todos os aspectos da obra e buscando soluções sustentáveis e inteligentes para a construção de imóveis ambientalmente corretos.

Neste contexto, os profissionais envolvidos na gestão da obra, em especial os arquitetos, têm um papel extremamente importante, pois são responsáveis por encontrar e selecionar tecnologias, materiais e fornecedores que estejam verdadeiramente compromissados e alinhados com as causas ambientais.

Obra sustentável

A gestão sustentável de uma obra é um grande desafio, não apenas pelo fato de este conceito ainda ser razoavelmente novo para arquitetos e engenheiros, mas principalmente por que um projeto com o rótulo de sustentável exige o envolvimento de toda a cadeia produtiva da construção civil. Ou seja, é preciso que todos os envolvidos na obra sigam padrões de sustentabilidade que atendam aos requisitos do projeto.

Confira as principais exigências para a gestão sustentável de uma obra

As normas de sustentabilidade devem ser implementadas na obra desde a fase de planejamento. A elaboração do projeto do imóvel ou empreendimento deve ser sustentável, avaliando e respeitando a situação geográfica do terreno, a vegetação e a natureza do entorno, evitando desmatamentos, preservando possíveis fontes de água e analisando o mapa climático da região.

Ainda na fase de projeto de uma obra sustentável também é importante avaliar a distribuição dos cômodos, a incidência de luz natural, o conforto térmico, os materiais e técnicas construtivas que causarão menor impacto ambiental e a análise do ciclo de vida de cada material utilizado.

Outro aspecto que precisa ser considerado é a geração e a gestão de resíduos, garantindo a destinação adequada para cada tipo de entulho gerado pela obra. Além disso, é preciso selecionar de forma rigorosa todas as tecnologias sustentáveis que serão agregadas ao projeto.

Como é possível perceber, a construção sustentável demanda profundo conhecimento, experiência, know-how e adequação às leis ambientais e, por isso, deve ser feita por arquitetos e profissionais preparados e certificados para trabalhar com o conceito da sustentabilidade, que adotem modelos construtivos inovadores e modernos.

Alguns bons exemplos são as obras que utilizam materiais de demolição, telhados verdes, sistemas de captação e reuso da água da chuva, energia solar, automação, preservação de áreas verdes e o uso de materiais que favoreçam a incidência de luz natural no imóvel.

Gestão de obra sustentável

Como o mercado da construção civil tem incorporado os conceitos de sustentabilidade?

Felizmente, hoje, muitos profissionais já trabalham em conformidade com as exigências técnicas, os conceitos e a legislação ambiental. Muitos empreendimentos da construção civil já nascem com uma nova concepção e um novo paradigma ambiental, que preveem sólidas práticas de sustentabilidade.

No Rio de Janeiro, por exemplo, muitos lançamentos da construção civil têm incorporado elementos e tecnologias sustentáveis, com foco na melhoria do desempenho ambiental dos projetos, no bem-estar das pessoas, na conservação do planeta e na redução dos impactos provenientes das mudanças climáticas.


Quer aprender mais sobre Arquitetura Sustentável?

curso arquitetura sustentável


Engajamento ambiental que faz a diferença!

Diversas empresas envolvidas com o mercado da construção civil têm adotado uma postura de engajamento ambiental, como, por exemplo, escritórios de arquitetura, incorporadoras, construtoras e, até mesmo, imobiliárias.

No Rio, a Invexo Imobiliária, que trabalha com imóveis de alto padrão, é um exemplo de empresa que se preocupa com as questões ambientais e que oferece aos clientes uma grande seleção de lançamentos imobiliários que possuem conceitos de sustentabilidade.

São imóveis com projetos paisagísticos atraentes e itens sustentáveis que melhoram a qualidade de vida e reduzem custos condominiais, como áreas de recarga para veículos e bicicletas elétricas, iluminação LED com sensor de presença, medidores individuais de água e gás, sistema de irrigação com água da chuva, entre outras tecnologias e sistemas que ajudam a preservar os recursos naturais. Faça contato para saber mais!

About the Author:

A arquiteta francesa formou-se na faculdade de arquitetura Paris La Villette e conheceu o Brasil através de um intercâmbio. Desde então, tem a experiência de mais de 50 projetos no Brasil e um MBA de gestão de negócio na Ibmec. É fundadora da Domingos de Arquitetura e autora do livro Como construir uma casa hoje. Domingos de Arquitetura é um escritório de arquitetura especializado em projetos para construir casas sustentáveis.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.