Minha Casa Container

Início » GUIA SUA CASA » Minha Casa Container

Minha Casa Container

Michele Xavier e a Paixão Por Arquitetura

Michele Meiato Xavier é formada em direito, mas encontrou sua paixão entre paredes, vigas e plantas baixas. Essa atração pela arquitetura levou Michele para diversas feiras, onde pode descobrir e aprender um pouco mais sobre o enorme leque de opções para quem deseja construir.

A rede social Pinterest era o local onde Michele soltava sua imaginação e buscava por referências arquitetônicas que lhe agradassem, além de descobrir toda uma série de tutoriais “faça você mesmo” de decoração e utilidade domésticas. Apesar de estar sempre ligada ao mundo das leis, era na construção e na idealização arquitetônica que Michele conseguia expressar sua personalidade.

O Sonho da Casa Container

No ano de 2009, Michele foi à Mostra Casa Nova em Florianópolis, onde foi apresentada a um conceito totalmente distinto de tudo o que podia imaginar: uma casa elaborada dentro de um container. Após três anos, Michele recebera a oferta de um terreno, onde poderia construir junto ao seu marido a tão sonhada casa dos sonhos.

Foi então que a ideia da casa container ressurgiu em sua memória. Michele decidiu elaborar uma construção pautada na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais, gerando o mínimo de impacto possível na natureza, mas ainda assim preservando uma estética industrial e aconchegante tão desejada. Foi através da arquitetura planejada com containers que ela conseguiu juntar todas essas caraterísticas.

O container escolhido foi de 40 pés (12 metros) e tivera sua armação cortada ao meio para alojar os dois andares da casa. Por se tratar de um container reefer, já trazia em sua composição o isolamento térmico necessário para a estrutura da casa nova. Já o uso de grandes janelas proporcionou muito mais que um visual descolado para o ambiente, como também permite a entrada de luz solar.

Dificuldades, Desafios e Conquistas

Contudo, muitas dificuldades surgiram ao longo dos anos em que a casa container foi construída. Primeiramente, o terreno localizado em Área de Preservação Limitada restringiu o tamanho da construção e dificultou a autorização da prefeitura para dar início à construção. Nesse período, houve uma alta exorbitante no valor do container que forçou Michele e seu marido à optarem por uma estrutura mista, visto que grande parte do dinheiro fora destinado para elaborar a estrutura de Steel Frame, estrutura de aço galvanizado sustentável.

Constantemente Michele tivera de abrir mão de espaço, materiais e até mesmo do prazo de entrega, tudo para alcançar o tão desejado lar em um container pautado na estrutura sustentável. A casa foi delimitada em 96m² e o valor, embora tenha se aproximado do custo de uma casa de alvenaria, ainda sim ultrapassara a meta idealizada pelo casal.

Esta parte da casa – pois ainda vamos ampliar – ficou com 96 metros quadrados e, considerando outros gastos que tivemos, como porcelanato, louças de banheiro, box, fiscalização da obra pelas arquitetas etc., o custo total da casa beirou os R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais), o que no final, ficou bem similar ao custo de uma obra com alvenaria.

Michele Xavier, https://minhacasacontainer.com/2016/06/14/quanto-custou-minha-casa-container/

Como forma de driblar as dívidas e não se prejudicar financeiramente, Michele investiu em uma decoração simples e muito elegante, que trouxesse referências para o estilo de vida de seu marido, chefe de cozinha, sem perder a rusticidade e o encanto do design dos containers. Os tutoriais na internet e as pechinchas em lojas foram o segredo para se manter no orçamento e conquistar a casa dos sonhos.

Todo o esforço valera a pena quando, ao final de longos anos de espera, a casa ficara pronta. Michele percebera ali todo o seu potencial e como um sonho pode se tornar realidade. Os sacrifícios que fizera e toda a espera e burocracia necessária para montar a casa container em um terreno como aquele provaram que a arquitetura, além de moldável, é realizadora e transformadora.

Confere algumas imagens da casa em obra:

Atualmente, Michele trabalha como advogada em horário comercial e em seu tempo livre dedica-se à arquitetura como um hobby. Seu blog, que fora desenvolvido para contar sobre o projeto da casa container, hoje traz um compilado de dicas e referências pra quem deseja começar a planejar sua nova casa. Conheça aqui: https://minhacasacontainer.com/

E você, já pensou em fazer uma casa container?

Construir a casa dos seus sonhos é realizável, e tem muito que se arriscam.

E se eu falasse para você que pode não ser um risco?

Como arquitetos, sabemos que erros de planejamento e uma equipe de obra que não presta impede o bom resultado do seu projeto.

Realizamos projetos altamente técnicos e trabalhamos com empresas de construção de casas container que dão garantias. Imagina ter uma casa container pronta em até…. 30 dias!!

Temos garantia, opte por um profissional!

Prefere tirar todas suas dúvidas e optar para um planejamento correto antes de começar sua obra de casa container? Entre em contato conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

By | 2018-02-25T02:03:18+00:00 fevereiro 24th, 2018|Categories: GUIA SUA CASA, Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment